Tipo Semiautomática, ação simples
Calibre 7.65x17mmSR (.32ACP)
Peso (descarregada) 600 g
Comprimento 152 mm
Cano 86 mm
Capacidade 8 projéteis
Os projetistas da Mauser Werke vinham trabalhando em diversos projetos de pistolas semi-automáticas desde 1893. Em 1909 desenvolveram uma nova arma, para o calibre 9x19mm Luger, com carga reduzida. Conhecida com Mauser 1910, não teve sucesso; um modelo mais evoluído, chamado Model 1910/12, foi fabricado em pequena quantidade, sob contrato da Marinha do Brasil. Nesta época, decidiram reduzir o design da arma para o novo calibre 6,35mm Browning, conhecido nos EUA como .25ACP, e introduzido na Europa em 1906. Esta arma tornou-se bastante conhecida como pistola de bolso.
Pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a fábrica Mauser projetou uma versão maior desta pistola, no calibre 7,65mm Browning (nos EUA .32ACP). Algumas destas armas foram usadas pelo Exército Alemão. Mauser realizou pequenas alterações através dos anos, mas o desenho básico permaneceu (foto). Em 1934 foi introduzida a versão final da arma, cuja maior diferença para o modelo 1914 era a forma da placa de empunhadura, com a traseira curva, ao invés de retilínea. Ela foi adotada pela Kriegsmarine (Marinha) e Luftwaffe (Força Aérea) alemãs, durante a 2º Guerra Mundial.
O artigo completo, e imagens das armas mais antigas estão em http://world.guns.ru/handguns/hg191-e.htm
Bem Vindos ao Seu BLog de Armas de Fogo
domingo, 20 de dezembro de 2009
Mauser 1914 (ou 1910-14)
Postado por Mello 34 comentários
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Brno mod.1 .22 LR em ação
A fábrica CZ - Ceská Zbrojovka - produz atualmente uma imensa gama de armas finissimas. Para os interessados nos .22 bolt action e acima, bem acima, vale
uma olhada em www.czub.cz/
A arma na foto tem uma curiosidade: pertenceu a um piloto brasileiro, descendente de alemães, que mandou cravar um dollar de prata na coronha. Pelas cicatrizes que ela possui, muitos devem ter cobiçado este dollar, com o que vinha junto.
Postado por Mello 35 comentários
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Colt 1911
A pistola Colt 1911 tem, basicamente, três versões; A Governamental, Commander, e Officer. Vamos ver as diferenças entre elas, e as semelhanças. Na primeira foto em cima vemos diferentes versões da Governamental, o modelo original da 1911,de acordo com as especificações do Exército americano, e em 1924 foi atualizada para o modelo para 1911A1. Comercialmente ela ficou conhecida como Governamental (Government Model). Cano de 5 polegadas, carregador para sete projéteis monofilar, oito nos modelos mais atuais. Graças ao perfil estreito do cabo, ela encaixa bem na cintura, apesar do tamanho. É uma arma extremamente balanceada, e o recuo no cal. 45 é bastante reduzido, graças ao excepcional "grip". Todos os fabricantes de 1911 fazem um modelo Governamental. E em diversos calibres, atualmente, 9mm, .40, .380, etc. Algumas com miras fixas (originais), miras reguláveis, e todo tipo de customização. Springfield chama a sua "Full Size". Kimber tem várias, uma delas é a "Raptor". É a pistola .45 pela qual as outras são julgadas.
Em 1952 Colt lançou a Commander. Cano de 4 1/4 polegadas, cabo e carregador regulares, nos calibres .45 ACP, 9mm e .38 Super. O chassis original era de alumínio. Em 1970 Colt lançou a Combat Commander, a mesma pistola com o chassis em aço forjado.
A Commander tem as talas, carregadores, travas de segurança, e outras peças intercambiáveis com a Governamental. Trocam-se todas as peças, com exceção do cano, ferrolho e molas principais.
Ela foi inicialmente projetada para ser uma pistola mais leve, para uso de oficiais, mas a idéia jamais funcionou para as Forças Armadas. Então, Colt lançou-a comercialmente, e nascia uma das melhores armas de porte já feitas. A Commander tem todas as qualidades da Governamental, é mais leve, e sua relação de peso entre cano e cabo é melhor.
O recuo da Commander é um pouco maior, mas não excessivo. Springfield denomina a sua "The Champion", e Kimber chama "The Pro", e sua versão tem cano de 4 polegadas.
A menor das 1911 é chamada Officer ACP, ou apenas Officer Model. Foi introduzida em 1967 com um cano de 3 1/5 polegadas, cabo menor e carregador para seis balas. Versões seguintes sairam com cano de 3 polegadas.
Para fabricar uma pistola desse tamanho, cada fabricante incorporou seus próprios truques, características individuais que reduzem a possibilidade de intercambiar peças. E nem todas as versões são confiáveis. Springfield vende a sua como Micro ou Ultra. Colt chama de Officer´s ACP, Compact, ou Series 90. Cada fabricante teve relativo sucesso com seus modelos, mas parece que a Colt obteve a formula mais bem sucedida da pequena pistola.O recuo é grande no calibre .45, e a precisão, bem menor que suas irmãs maiores.
Existem outras combinações e tamanhos da 1991. Podemos citar a versão de 6 polegadas "Long Slide" e a Colt GCO, uma combinação da Governamental e Officer. Mas estes são os mais notáveis.
Postado por Mello 1 comentários
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Fuzil de ferrolho, técnicas para engatilhar
Engatilhar um fuzil de ferrolho parece fácil, mas tem suas manhas. Para os canhotos, emtão, sempre fica uma dúvida, como é que eu faço? As legendas estão em inglês, mas dá para se ver como fazer.
Mas uma coisa vale para todos: seja firme, preciso, não use de delicadeza. O ferrolho deve ser manipulado com decisão.
A série em cima é para os canhotos. A outra, para o resto do mundo.
Abrssssos a todos
Postado por Mello 0 comentários
terça-feira, 26 de maio de 2009
Já viu um revólver levar um tiro?
Um atirador americano estava usando o teto do seu carro como apoio para praticar tiro esportivo (má idéia...), e esqueceu-se que havia deixado o seu Smith&Wesson 442 apoiado no teto. Na primeira foto, o S&W está no círculo vermelho. Vejam o resultado de um tiro de AR-15, cal. 5.56mm no tambor do seu belo revolver nas outras duas fotos.
Mas temos que reconhecer: ele foi macho paca publicando as fotos na internet...
abrssss
Mello
Postado por Mello 0 comentários
terça-feira, 28 de abril de 2009
Colt Python
Este é o Colt Python, uma das melhores armas no calibre .357 Magnum que existem. Muito apreciado por atiradores de Tiro Esportivo, é também usado por unidades policiais em alguns países, especialmente os EUA.
Características da arma:
Calibre .357 Magnum
Ação: Dupla/Simples
Capacidade: 6 tiros
Comprimento do cano: 2,5"; 4" e 6" (a foto mostra um modelo de 6")
Comprimento total: 7,75"; 9,25" e 11,25" (respectivamente)
Postado por Mello 0 comentários
domingo, 26 de abril de 2009
Pistolão Lerap
Aí vai uma previsão do que será o Pistolão quando estiver pronto. A telha foi refeita, nas próximas fotos mostro como está ficando.
Ele partiu de uma espingarda Lerap c.28 muito antiga, que foi devidamente serrada, e a coronha antiga, de canela sassafrás, uma madeira de lei extinta na região sudeste, esculpida para formar o cabo. A telha nova acabou sendo feita de angelim. É um trabalho coletivo, pretendo mostrar as etapas de finalização à medida que avançarmos no projeto.
Parabéns pelo blog, Moisés.
Mello
Postado por Mello 12 comentários