Bem Vindos ao Seu BLog de Armas de Fogo

Esse Blog divulga notícias atuais ,antigas e lançamentos de armas. Também comentando armas Clássicas.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como montar um stand de tiro

O objetivo deste Blog é contribuir para o desenvolvimento do tiro no Brasil. Apresentamos a seguir algumas informações coletadas junto a inúmeros Estandes tecnicamente adequados existentes no país.

Os estandes para tiro a bala podem ser de dois tipos: ao ar livre ou fechados. Atualmente, principalmente nas grande cidades, nota-se um número crescente de estandes fechados, cujas características descrevemos a seguir.

1. Número de Boxes (Raias):O estandes pode conter um número variável de Boxes (raias) atendendo sempre a necessidade para que ele for empregado, provas, treinamento, instrução de tiro, etc.

2. Espaço interno do Boxes:Deve haver o espaço suficiente dentro do Boxes, para que o atirador se sinta a vontade e permita a aproximação de um instrutor ou controller para o esclarecimento de qualquer dúvida ou auxílio no manuseio da arma.

3. Espaçamento entre alvos:Deverá de forma regulamentar, atender a todas as modalidades que se pretenda praticar, sendo o mínimo possível um espaçamento livre lateral de 0,65 cm, e o ideal é que seja de 1,00 m.

4. Profundidade ou Comprimento do EstandesA profundidade do estandes deverá atender também diretamente os interesses de sua utilização, ou seja, um mínimo necessário de 10m e um máximo de 50m. (permitindo instrução de tiro, provas básicas e segurança passiva quanto a eventuais ricochetes). Vejamos exemplos de algumas modalidades que podem ser praticadas dentro de um Estandes de tiro.


Distância / Modalidades

10m: Rifles de ar comprimido
Pistola de ar comprimido
25m: Tiro rápido as Silhuetas (pistolas)
Revólver Fogo Central (UIT)
Pistola Standard
50m: Carabina Olímpica (Deitado)
Carabina 3x40 - 3 posições
Carabina Standard - 3 Posições
Pistola Livre - Pistolete

5. Tipos de Alvos:Quanto ao tipo de alvos utilizados, dependem, novamente, dos objetivos de sua utilização:Esportivamente, são utilizados 2 tipos de Alvos de papel (IPSC e UIT) e 2 tipos metálicos (gongos, pepper-poppers).

6. Acústica e Exaustão (estandes fechados)O tratamento acústico, assim como a exaustão, são os pontos críticos do estandes, pois a saída de som, reverberação, inalação de gases e ter um visual enfumaçado, são problemas sérios e que devem ser evitados. Na acústica, temos que levar em conta, pela definição do espaço livre de cada box, seu material construtivo (madeira, aço e etc.) e a conseqüente amplitude e alcance das ondas sonoras antes de reverberarem.

Existem vários tipos de soluções, desde as mais simplórias que passam por panos e borrachas pendurados por todo lado(lateralmente, no teto e nos fundos do estandes) ou embalagens de ovos de papelão, objetivando quebrar as ondas sonoras ou mais adequadas com um tratamento primário das paredes laterais, retaguarda e teto (forro) do estandes com absorventes de som(espumas especiais, carpetes específicos), e um tratamento secundário, com isolantes acústicos (lã de rocha, lã de vidro) até a profundidade total do estandes (laterais e tetos).

Na exaustão, a entrada de ar (que pode ser condicionado para maior conforto do atirador) forçada por trás do atirador, em ângulo que permita um empuxo para a direção do para-balas, e tantas linhas de exaustão quanto possíveis (a primeira a poucos centímetros a frente dos boxes, e a última no fim do estandes), cuja potência deve ser calculada de modo a, em conjunto com o volume previsto na entrada de ar e o volume de ar total do estandes, ser eficaz na exaustão e manter uma pressão interna levemente negativa sem interferir de forma inadequada, inclusive, no fechamento e abertura da porta da ante-câmara para o estandes.

7. Dimensões totais do Estandes:As dimensões ficarão a critério do proprietário. A área atrás dos boxes, deve prever, um espaço livre de um a dois metros e meio para colocação de um balcão de apoio ou armário, e circulação dos atiradores, monitor de estandes e eventuais acompanhantes.

8. Bancada de Apoio:A bancada de apoio para arma e munição, interna ao box, deve ser de um material de fácil limpeza e que não danifique a arma (arranhões) em seu manuseio (fórmica de alta resistência é uma boa solução), e ter uma profundidade em torno de 60 a 80cm;

9. Iluminação:A iluminação do estandes deve prever projeto abundante, em três zonas básicas: área de circulação atrás dos boxes, área interna ao box (cuja função é de anular a sombra causada pela anterior e iluminar bem a arma e suas miras) com o cuidado de que sua posição não ofusque o atirador, e área de tiro (resto do estandes).

10. Para-balas:Pode ser feito de aço (o mais tradicional) inteiriço ou em escamas, em qualquer uma das hipóteses, em ângulo de 45° podendo ter o espaço interno preenchido com areia. O material para a construção do Para-balas, deverá ser feito em peças com densidade testada para não ser dura suficiente para facilitar o ricochete nem mole o que permite sua transfixação e rápida desintegração - alguns tipos de eucaliptos são excelentes.

Inúmero outros detalhes constituem a estrutura de um estandes de bom nível técnico tais como vidro especiais, controle elétrico de alvos, espaços de circulação para os espectadores, boutique, armeria, cofres, sala de recarga etc. ficando a critério do proprietário.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Colt Python


Este é o Colt Python, uma das melhores armas no calibre .357 Magnum que existem. Muito apreciado por atiradores de Tiro Esportivo, é também usado por unidades policiais em alguns países, especialmente os EUA.
Características da arma:
Calibre .357 Magnum
Ação: Dupla/Simples
Capacidade: 6 tiros
Comprimento do cano: 2,5"; 4" e 6" (a foto mostra um modelo de 6")
Comprimento total: 7,75"; 9,25" e 11,25" (respectivamente)

Armas de Fogo e Munições

Noticías Importantes.Porém pouco divulgadas

Atribuições do Exército Compete ao Exército autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de armas de fogo e demais produtos controlados, inclusive o registro e o porte de tráfego de armas de fogo de colecionadores, atiradores e caçadores (art. 24 Lei 10.826, 22 Dez 03).

Controle exercido pelo Exército
Em decorrência do dispositivo legal, o Exército autoriza e fiscaliza as seguintes atividades relacionadas a armas e munições:
  • produção e comércio de armas e munições de fábricas instaladas no País;
  • importação;
  • desembaraço alfandegário e
  • tráfego.
Obs: A fiscalização da venda de armas e munições no comércio especializado é uma atribuição exercida pelos Órgãos de Segurança Pública, de acordo com legislação específica.

Destruição de armas apreendidas

Compete, também, ao Exército a atividade de destruição das armas apreendidas e recolhidas à Instituição pelos Órgãos de Justiça, para que lhes seja dado o destino previsto na legislação específica (art. 25 da Lei nº 10.826).

Cadastramento de Armas
Todas as armas de uso individual pertencente a militar das Forças Armadas, policiais militares, bombeiros militares, colecionadores, atiradores, caçadores, magistrados e membros do Ministério Público federal e estadual, deverão ser cadastradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas – SIGMA. No caso dos militares (Forças Armadas e Auxiliares) a responsabilidade pelo cadastramento é da Unidade onde o militar estiver prestando serviço.

domingo, 26 de abril de 2009

Como funcionam os atiradores de elite militares


Introdução

Para muitos de nós, a palavra "atirador de elite" evoca uma imagem perturbadora: um atirador solitário, escondido, à espreita. Embora eles sejam, na verdade, soldados com boa pontaria que se escondem, ajustam um alvo na sua mira e puxam o gatilho. Quando um atirador de elite dispara uma arma, existem incontáveis variáveis a se considerar antes de apertar o gatilho: velocidade e direção do vento, alcance, movimento do alvo, miragem, fonte de luz, temperatura, pressão barométrica e isso é só o começo. O trabalho que dá para se conseguir uma boa posição de tiro é imenso. Eis porque atiradores de elite sempre trabalham em dupla.

Um atirador de elite dos fuzileiros navais emerge da água

Esses atiradores altamente habilidosos são freqüentemente tidos como assassinos solitários acumulando "mortes confirmadas". Na realidade, verdadeiros atiradores de elite trabalham para as forças armadas e agências de polícia e têm muito mais a ver com as vidas que salvam do que com aquelas que tiram.

Por causa da natureza dissimulada e furtiva da função, poucas pessoas sabem o que realmente implica em ser um atirador de elite, então fomos direto à fonte: Entrevistamos um ex-comando atirador de elite do exército dos Estados Unidos para colher as melhores informações. Nas próximas seções vamos ver ferramentas, truques e treinamento desses misteriosos e mortais guerreiros.



Pistolão Lerap


Aí vai uma previsão do que será o Pistolão quando estiver pronto. A telha foi refeita, nas próximas fotos mostro como está ficando.
Ele partiu de uma espingarda Lerap c.28 muito antiga, que foi devidamente serrada, e a coronha antiga, de canela sassafrás, uma madeira de lei extinta na região sudeste, esculpida para formar o cabo. A telha nova acabou sendo feita de angelim. É um trabalho coletivo, pretendo mostrar as etapas de finalização à medida que avançarmos no projeto.
Parabéns pelo blog, Moisés.
Mello

Taurus x Imbel! (Minha opinião)

Aconselho a adquirir a IMBEL: É uma excelente escolha, para todas as finalidades , além da facilidade de uma eventual manutenção , devido a proximidade da fabrica,observação a versão toda em aço carbono e a minha preferida.

Melhorando abilidade em tiro! (Leia)

Uma dica muito importante, treinar a mudança de foco do olho, como fazer isso?

Você pode treinar isso em qualquer lugar, eu por exemplo coloquei na minha sala no Trabalho, umas miniaturas de alvos que corteiu de papelão, preguei estes alvos por todo o lado, em diversas distancias, então de vez em quando eu fico olhando para os alvos e mudando o foco do smeus olhos, uma vez em um alvo perto e mudo pro longe, tento fazer isso o mais rápido e preciso que puder.

No que isso vai ajudar?

Nas mudanças de alvos, vc tem que mudar o foco para o alvo pra acha-lo mais facilmente e quando a alça de mira estiver "entrando" no alvo, vc deve mudar o foco para ela, e isso deve ser feito bem rápido.Se nós treinamos saque até que fique automatico o mivimento, então devemo streinar nosso olho, para que ele faça essas mudanças de foco o mais rápido possivel.Quanto a atirar com o dois olhos abertos, isso é outro problema, já tem topicos sobre este assunto no site e quem tiver alguma duvida, coloque no topico correto.

Revolver Smith & Wesson



O revólver Smith & Wesson era usado, na nossa época, somente por poucos oficiais. A maioria usava a pistola Colt .45, inclusive os subtenentes, sargentos e cabos em serviço.
Poderia o revólver Smith & Wesson, com um pequeno adaptador, usar a munição da Pistola Colt .45, que, de certa forma, tinha a vantagem suplementar de permitir um carregamento mais rápido.




FICHA TÉCNICA - Revólver Smith & Wesson – Calibre 45 – 1917
Alcance útil (eficaz)
50 m
Calibre
.45 ACP
Capacidade
6 cartuchos
Comprimento do cano
140 mm
Comprimento total
274,3 mm
Fabricantes
Smith & Wesson e Colt
Funcionamento
ação dupla
Nacionalidade
norte-americana
Número de raias
6 raias à direita
Peso
1,02 kg
Velocidade inicial
270 m/s

Pistola Colt 45


Confiabilidade, resistência, potência e a facilidade de desmonte para a sua manutenção, eram as maiores vantagens apresentadas para a preferência pela Colt .45. Era a pistola oficial das forças armadas dos Estados Unidos. O seu excelente desempenho contribuiu para que fosse utilizada pela maior parte das forças armadas do mundo inteiro.
Muito usada pelos integrantes do 7º GACosM, em 1954/55. Fabricada pelos Estados Unidos da América do Norte.

FICHA TÉCNICA - Pistola Colt .45 ACP
Características da Pistola
Alcance máximo
1.800 m
Alcance útil (eficaz)
70 m (máximo: 230 m)
Calibre
0,45 pol (11,43 mm)
Capacidade de munição
7 + 1 cartuchos
Comprimento da linha de tiro
165 mm
Comprimento de cada estria
104 mm
Comprimento do cano
127 mm
Comprimento total
216 mm
Largura da estria
1,95 mm
Número de estrias
6
Peso (sem carregador e munição)
1.090 g
Peso do carregador cheio
218 g
Peso do carregador vazio
71,6 g
Peso total da pistola municiada
1.308 g
Profundidade da estria
0,0762 mm

Prazo para recadastrar armas é prorrogado! (Nova data é 31 de dezembro de 2009)

O prazo para o recadastramento de armas foi prorrogado para 31 de dezembro. A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (14), dá uma nova chance para quem não regularizou a situação até 31 de março.
Até agora, 4,7 mil armas foram regularizadas em Ribeirão Preto. Quem for pego em situação irregular pode ser preso e responder por crime de porte ilegal.
Desde 2004, ano do início da campanha pelo desarmamento, mais de 5 milhões de armas foram entregues à Polícia Federal.

Modelo 70, pluma ™ Deluxe


O lendário movimentação e rapidez do Modelo 70 pluma Deluxe é justamente famosa entre os caçadores em toda a parte. The Model 70 action offers Pre-’64 style Controlled Round Feeding, a three-position safety and is highlighted by a jeweled bolt and knurled bolt handle. O modelo 70 oferece ação de pré-'64 estilo Controlados Redonda Alimentação, uma de três condições de segurança e é realçada por uma jeweled parafuso e parafuso knurled alça. Inside is the new MOA Trigger System, the finest trigger ever offered in a bolt-action with zero take up, zero creep and zero overtravel. No interior é o novo Sistema MoA Trigger, o melhor acionar nunca oferecido em um parafuso de acção com zero ocupar, rastajam zero e zero overtravel. Like the original Featherweight, the angled comb walnut stock still features the Schnabel fore-end and satin finish with elegant cut checkering. Tal como o original pluma, o ângulo pente walnut stock ainda as características Schnabel fore-end e cetim com acabamento elegante corte checkering. A premium Pachmayr® Decelerator® recoil pad helps soak up felt recoil. Um prémio Pachmayr ® Decelerator ® recoil pad ajuda a absorver sentiu recoil. It’s available in the most popular long and short action calibers, including WSM chamberings. Está disponível na mais longa e curta ação popular calibres, incluindo chamberings WSM.

Pistola PT 24/7


A pistola Taurus PT 24/7 (foto)

acaba de receber o prêmio "Golden Bullseye Award" de Handgun of the Year (em português, Arma do Ano) nos Estados Unidos.

A distinção é concedida anualmente pela mais importante publicação da Associação Nacional do Rifle (NRA),), a American Rifleman.

Projetado especialmente para satisfazer as exigências da polícia e agentes de segurança, o modelo, que tem design avançado, recebeu elogios do editor da revista, Mark Keefe. Segundo ele, a PT 24/7 "é uma arma de alta tecnologia e está pronta quando você [o atirador] está".

Sobre os vencedores da premiação, o diretor executivo das publicações da NRA, Joe Graham, afirmou que são "produtos extraordinários em termos de inovação, confiabilidade e segurança". Graham não deixou de ressaltar também que o evento de 2005 marca "o terceiro ano em que a Associação promove o reconhecimento de exemplos de destaque na excelência da fabricação de armas de fogo e equipamentos afins".